CUIDADO! ESSES 3 ERROS IRÃO FAZER SUA EMPRESA SER MULTADA

Você tem certeza de que está pagando seus impostos corretamente?

Você confia 100% na contabilidade e consultoria tributária da sua empresa?

Você não tem medo de receber multas da Receita?

Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, esse post é para você!

Muitos dos nossos clientes chegam até nós com essas dúvidas e esses mesmos medos. Então vamos te ajudar listando aqui 3 erros que podem resultar em uma multa severa.

Chegou a hora de conhecer os três erros que podem fazer sua empresa ser multada. E claro, vamos mostrar algumas formas de evitá-los.

Erro número 1 – Classificação Incorreta de NCM e Alíquotas Incorretas.

O cadastro divergente do NCM dos produtos, pode causar problemas no cálculo dos impostos. O que resulta em um pagamento incorreto, que no caso de ser pago um valor maior que o devido, em grande escala, gera prejuízo por si só. E no caso de ser pago um valor menor que o devido vai causar as tão temidas multas.

Erro número 2 – Sonegação

Também entram na lista os casos em que há uma má fé do contribuinte em pagar seus impostos corretamente. Tentando simular uma receita menor do que a real ou realizando vendas não informadas à Receita, fica o aviso para quem tem esse costume: O governo está focado em cercar os contribuintes que estão em dívida e estão analisando todas as contas das empresas para procurar fraudes. Lembrando que nesse caso não cabe apenas multas como podem haver complicações legais, dependendo do caso.

Erro número 3 – Erros de contabilidade

Também já ouvimos inúmeros casos de empresários que sofreram sanções e multas por problemas contábeis, erros de cálculos trabalhistas e etc. Muitos sofreram punições severas. E aprenderam da pior forma o quanto é importante contratar uma contabilidade de qualidade e confiança.

Agora vamos as soluções, afinal é para isso que você leu até aqui!

Para o erro número 1 a solução é bem simples, basta fazer uma Revisão Fiscal. Esse procedimento faz uma varredura em todos os cadastros de produtos, alíquotas: ICMS, IPI e etc, verifica todos os códigos, incluindo o NCM e vai enquadrar tudo conforme a lei atual. Desde que feito com seriedade, é claro.

Sendo que um problema pode acontecer futuramente: as leis Brasileiras vivem sendo alteradas, as alíquotas, as regras e etc. Então fica difícil de se manter atualizado, não é? A forma mais adequada de contornar esse problema é a Manutenção de Cadastro, onde os produtos são atualizados frequentemente através de um sistema de Consulta Tributária que permite pesquisar o produto pelo código e saber todas as informações pertinentes a ele ou em alguns casos, que é o método mais recomendado, o sistema de consulta tributária fica vinculado ao seu sistema de retaguarda e atualiza automaticamente esses cadastros. É uma mão na roda, não é?

Os erros número 2 e 3 são também muito simples de resolver, basta ter muito cuidado com quem você confia as contas da sua empresa. É imprescindível que sejam pessoas honestas e que levem a legislação a sério. Verifique sempre o número de clientes, pesquisa antes se contratar sua empresa de contabilidade. Recomendo também que conheça um pouco da Contabilidade Gerencial que é uma metodologia diferente de fazer contabilidade. Que faz com que seu contador seja um parceiro, buscando sempre o crescimento da sua empresa junto com você. Falaremos mais sobre esse abordagem em outros posts. Fique ligado e acompanhe sempre o nosso blog!

Conta para nós nos comentários quais são seus maiores receios com relação aos impostos. Quem sabe não podemos ajudar…

Fica a disposição também nosso número de Whatsapp para contato e o chat para tirar qualquer dúvida.

(34) 9791-5222 Iniciar Conversa >>

Até mais!